Meu extraordinário primeiro dia, de novo!



Estava esses dias falando com uma garotada que ainda não entrou para o mercado de trabalho e eles me perguntaram como foi que eu consegui o meu primeiro emprego e acabamos falando bastante do meu primeiro dia.
 
Eu comecei explicando como tudo começou e de repente me vi sentindo as mesmas emoções daquele dia e dos dias que seguiram, foi tão bacana reviver isso sob a perspectiva de alguém agora com muitos anos de experiência e relembrar algumas lições importantes que tive naquele primeiro e em outros “primeiros dias” em outras empresas e projetos. 
 
E uma pergunta surgiu: 
- Você continua gostando tanto assim do seu trabalho quanto gostava naquela época?
 
Respondi rapidamente:
- Sim claro! 
 
Mas a verdade é que gosto sim do meu trabalho, dos desafios, do resultado de todas as batalhas que enfrento, mas percebi que me faltava aquela alegria contagiante de todos os dias. 
 
Ir para o trabalho em meu primeiro dia seria o primeiro passo para uma vida extraordinária e eu esperei tanto por isso que quando ouvi: “o emprego é seu” tive a certeza de que estava no caminho certo.
 
Isso se repetiu todas as vezes em que eu precisei me empregar numa nova empresa ou função e com o tempo foi se tornando mais natural. 
 
Acompanho alguns grandes empresários e executivos que dizem, sempre aposte no jovem. O jovem vai ter sempre a iniciativa, vai abraçar a bandeira, vai se entusiasmar, enquanto um cara de mercado com mais experiência vai se tornando um pouco mais cínico, sem tanta crença e mais acomodado. 
 
Sempre tomei cuidado para não me tornar o tal cara cínico, mas confesso que não é mais como antes. E isso me fez refletir, como farei para voltar a me entusiasmar todos os dias como se fossem o meu primeiro dia?
 
Para responder a essa pergunta, eu procurei entender quais as diferenças do meu primeiro dia e os meus dias atuais e encontrei algumas;
 
1. Entusiasmo
Eu estava indo para algo totalmente novo, estava disposto a aprender tudo de todos, não havia ego ou orgulho nem mesmo batalhas, não havia inimigos, nada disso existe no primeiro dia de trabalho.
 
2. Saber para onde estou indo
Ir para aquele trabalho era um passo importante para a minha vida, era um passo significante para o futuro que eu almejava. Eu queria ter uma vida extraordinária, e isso é de cada um, todos nós temos a idealização de como seria tal vida extraordinária. 
 
3. Franqueza
Era muito mais fácil ser franco, sem nenhuma implicação política, ou cuidados com as palavras. O mundo era mais simples e as relações mais profundas e objetivas, não havia tantos protocolos. 
 
Então decidi desde essa conversa que todos os dias serão meus primeiros dias novamente! 
 
O que estou fazendo para isso?
Me lembro todos os dias porque estou fazendo o que decidi fazer, estou praticando a mesma disciplina que praticava quando garoto, com a certeza de as vezes sacrificar o prazer presente por algo muito mais significativo no futuro. 
 
Não apenas no trabalho, mas na vida. Por exemplo, quero ter um corpo saudável e em forma? Vou começar cortando o docinho que acompanha o café. Isso vai me emagrecer? Absolutamente não! 
 
Mas é um passo na direção certa que me dará o “entusiasmo” para continuar encontrando outras coisinhas pequenas e no final do dia me tornará uma pessoa mais feliz, pois estou 1 dia mais próximo do meu objetivo.
 
Comecei com docinho, virou um leve exercício matinal, agora entrou uma bicicleta na história, um almoço mais saudável e quem sabe não é mesmo?
 
No meu caso sei que não adiantaria sair do zero e fazer um programa de emagrecimento robusto, então ANTES disso, para mim o ideal é eu ir me motivando através das pequenas realizações.
 
"Saber para onde estou indo” faz toda a diferença, me dá o foco necessário para realizar meu trabalho da melhor forma possível. É importante saber sempre que o trabalho é o meio pelo qual boa parte dos meus objetivos pessoais serão alcançados e as vezes a gente se envolve em algumas questões nada práticas e perde isso de vista. 
 
Desde que voltei a ter esse “extraordinário primeiro dia” todos os dias, estou fazendo meu trabalho melhor, mais rápido e com mais alegria. Isso já gera resultados para mim e para as pessoas importantes em minha vida. É incrível como simplesmente ter o meu destino claro a todo instante me fez ter relações melhores com todos, evito conversas desnecessárias com um pessoal que as vezes é um pouco tóxico. 
 
Recentemente ouvi uma profissional me contando que uma gerente de projetos da empresa em que ela atua, foi entrevistar um candidato e não sei se por estar em um mal dia ou se simplesmente ela não estava entusiasmada ou se esqueceu para onde estava indo, tratou o candidato com certo desdém. 
 
Perguntou para ele se ele não tinha determinadas certificações na área, e mesmo após a resposta negativa do candidato e vendo isso em seu currículo insistiu em questionar “não tem mesmo?”.
 
Depois questionou ele sobre domínio em línguas estrangeiras e com um tom de superioridade começou a informar as línguas que ela própria falava. 
 
Uma pessoa entusiasmada com o trabalho, sabendo para onde está indo, não precisa fazer nada disso. 
 
PS: A vaga não solicitava nenhuma certificação, tampouco domínio em outras línguas até porque o foco da empresa em questão são projetos domésticos, sequer LATAM.
 
E por último, voltei a praticar franqueza. Esta me deu alguma preocupação, afinal vivemos momentos de “censura implícita”. Vejo em várias empresas a tal censura implícita funcionando, ninguém vai te dizer para não tocar em tal assunto, mas se você tocar pode ficar chato.
 
E quando “não é para mentir, mas vamos tomar um cuidado com o excesso de informação” acontece. Pois bem, me coloco agora na posição daquele jovem, um tanto ingênuo e franco. Sem ser rude, ou de fato exceder as minhas funções, mas quando assino, sou responsável pelo que estou fazendo, sou franco e detalhista com tudo.
 
Esses 3 passos e outros que venho praticando, me fazem acordar e ver que temos um belo dia para se viver em nossa frente. Cheio de oportunidades de dar passos entusiasmados na direção certa e que francamente estamos progredindo na vida.  






Copyright © Code Tecnologia, 2019