Produzir muito mais com pouco esforço



Ultimamente meus dias estão com mais compromissos do que as horas disponíveis, por esse motivo tenho que encontrar meios de manter o ritmo sem deixar de lado as atividades e principalmente sem perder a qualidade do que faço.
 
Me ocorreu que nos últimos anos convivi com profissionais que me ajudaram muito a ter dias absurdamente produtivos com algumas pequenas técnicas que eu não dava o menor valor. Sabe o “MAS” do post anterior? então eu usava o “MAS isso não vai funcionar”.
 
Então vamos lá, quero compartilhar com vocês alguns desses truques. 
 
Primeiramente não podemos confundir trabalho com produtividade, trabalhar muito não quer dizer produzir muito, chegar cedo e sair tarde não é sinal de entregar mais, então essa dica não é para te inspirar a trabalhar mais horas, mas para te possibilitar chegar no fim do dia com mais problemas resolvidos.
 
Primeiramente liste as tarefas que precisa entregar, não liste as atividades que precisa fazer para entregar as tarefas! Entende a diferença? Tenho que entregar um bolo, o bolo vai pra lista, não ir ao mercado, comprar ingredientes, preparar a forma, aquecer o forno. Acho que a grande mudança produtiva que fiz foi manter o objetivo na lista e não as atividades. As atividades se perdem.
 
Por que os objetivos ao invés das atividades? simples, pode ser que não seja você a executar as atividades. Daqui a pouco você vai entender melhor do que estou falando.
 
As tarefas não precisam estar em ordem, mas adicione o horário se ela tiver hora marcada. Vou exemplificar como foi meu dia de ontem:
 
Reunião com o cliente A (08:00)
Reunião com o cliente B (09:00)
Algumas propostas e contratos (sem hora definida)
Suporte para analistas do projeto A (o mais cedo possível)
Suporte para analistas do projeto B (o masi cedo possível)
Preparar alguns ambientes de projeto (levo horas)
Lavar o carro
Comprar comida para os gatos
Receber profissional de telefonia (08:00) sim não se preocupe com o conflito dos horários
Cancelar o pacote de TV a cabo que está caro
Agendar com profissional de construção para reparo em casa
e as atividades do dia a dia, se você prepara sua janta, se tem que cortar o cabelo, comprar uma roupa e assim vai.
 
Essa lista é gerada no fim do dia anterior (vai ter que se disciplinar, depois explico como também, eu era o cara mais indisciplinado do universo). Depois você vai verificar o que pode ser feito antes e depois do horário sem impactar sua equipe, sim, você pode ser impactado.
 
Por exemplo a atividade de cancelar o pacote de TV a cabo que está caro, eu posso resolver por telefone, para isso basta que eu esteja fazendo uma atividade repetitiva ou que eu possa fazer enquanto falo ao telefone. Por exemplo, se eu for ao cliente de UBER ao invés de ir dirigindo posso muito bem resolver isso por telefone. 
 
Também posso dar suporte para os analistas de meus projetos por telefone, ou simplesmente pedir para que eles listem suas dúvidas que eu posso ir respondendo por e-mail enquanto me desloco. 
 
Muitas vezes escolho não ir de carro aos clientes, pois sei que vou produzir mais se estiver em deslocamento (o que eu já teria que estar mesmo) mas com a possibilidade de estar teclando ou conversando com as pessoas.
 
Eu tinha em minha lista 2 atividades que ocorreriam no mesmo horário, então solicitei a um colega que chegasse mais cedo para receber o profissional enquanto eu ia ao cliente.
 
Como eu tinha que lavar o carro, fui com ele até o escritório e o deixei lavando, enquanto me deslocava ao cliente de UBER. 
 
Perceba que basicamente a jogada aqui foi, o que eu posso fazer, para deixar alguém trabalhando ao mesmo tempo que eu?
 
Sua empresa tem outras pessoas trabalhando, mesmo quando a empresa é apenas você! Você pode ter sistemas enviando e-mails para os seus clientes, seu sistema bancário fazendo as cobranças, um parceiro de negócios resolvendo um problema e assim por diante.
 
O que você pode fazer amanhã e ao mesmo tempo deixar alguém ou alguma coisa trabalhando paralelamente em outra tarefa?
 
Agora a dica mais importante, se tem pessoas que dependem de você para fazer as atividades delas, libere essas pessoas no primeiro horário do seu dia! Por exemplo: se um profissional está apenas aguardando que você decida ou oriente algo, faça isso no primeiro horário, assim ele irá trabalhar o dia todo e você estará livre para as demais atividades. SE NÃO FIZER ISSO ELE FICARÁ PARADO POR SUA CAUSA. 






Copyright © Code Tecnologia, 2019