Se você anda fazendo isso, cuidado, seu negócio pode morrer rapidamente.



Todos os dias eu lido com empresários e profissionais que tocam o dia a dia das empresas. E como temos vários clientes em mesmo segmento é normal acabarmos percebendo que na mesma região, no mesmo mercado, com o mesmo produto, alguns negócios de nossos clientes vão muito bem e outros vão muito mal.
 
Claro que existe uma série de fatores que podem influenciar o negócio, mas estou falando de um fator em particular que me parece a peça chave. Como presto serviço de consultoria e software de gestão para esses clientes fica fácil detectar onde está o problema, e ele está em uma palavrinha: “MAS”.
 
Vou dar um exemplo de um mercado em específico, mas vejo isso acontecer em diversos!
 
Eu também sou cliente dos meus clientes, por exemplo, na hora do almoço visito meus clientes que possuem restaurante para ver como estão se saindo e aproveito para almoçar. 
 
O padrão da comida é o mesmo, o atendimento em ambos é muito bom, a localização é bem próxima.
 
Então vamos mostrar a diferença, recomendamos para os dois tipos de clientes as mesmas coisas e veja o que aconteceu:
 
Os dois clientes tinham a necessidade de um sistema de Emissão de Cupons Fiscais Eletrônicos, Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais Paulista (quem é de SP sabe do que estou falando).
 
Recomendei um produto nosso (o CodeFAT sistema de vendas e faturamento), que além desses recursos tem vários outros.
 
O restaurante que está indo bem, usou TODOS os recursos da ferramenta, participou dos treinamentos, envolveu sua equipe, atende seus clientes com comandas eletrônicas através de celulares.
 
O outro empresário disse: - MAS parece bem complicado, depois a gente vê isso! e ficou com o básico.
 
O primeiro treinou sua equipe, aprendeu a utilizar o sistema, basicamente 1 telinha para vendas.
 
O segundo disse: MAS eu não posso fazer tudo, tenho que focar na cozinha. Colocou um profissional para cuidar disso e recentemente o profissional foi embora e ele ficou perdido, teve que solicitar outro treinamento (investir novamente) e continuou no MAS.
 
O primeiro estabelecimento já controla seus custos, sabe exatamente quanto entra e sai do estabelecimento, acompanha tudo via internet de qualquer lugar, tira relatórios pelo celular, tablet de onde estiver. Através do entendimento dos relatórios, segundo o treinamento que oferecemos e alguns conselhos, identificou que produtos caros de seu cardápio saiam de vez em quando e que não fazia sentido te-los no menu. Este gostou do resultado, já entende os gráficos, já sabe identificar pelo sistema onde tem problemas e oportunidades.
 
O segundo, faz como sempre fez, tudo na mão. Quando recomendamos que use o sistema ele diz:
-MAS eu prefiro fazer assim, sempre fiz assim, é mais fácil pra mim.
 
Recomendamos campanhas em redes sociais, uso da ferramenta ifood, e como pode-se imaginar o faturamento de 1 dos clientes ultrapassa tranquilamente 10 vezes o do outro.
 
Em resumo, o segundo empresário é um excelente cozinheiro. Isso aos poucos ou rapidamente dependendo de seu negócio, vai te fazer perder clientes, oportunidades e a empresa.
 
Toda vez que usamos a palavra MAS estamos justificando que não precisamos ir além. Conheço pessoas que dizem assim:
 
-MAS ele passou no concurso porque a família permitia que ele estudasse o dia todo;
-MAS ela viajou o mundo porque o marido tinha dinheiro;
-MAS eu não tive essa sorte;
 
Toda vez que você usa o MAS você imediatamente deixa de ser responsável pelo seu sucesso, e desculpe a sinceridade, se você não for o responsável quem será?
 
Não estou dizendo que você terá que fazer tudo, mas saber de tudo e controlar é dever do empresário.






Copyright © Code Tecnologia, 2019